Fênix, Terra Boa e Quinta do Sol recebem reconhecimento regional por atendimento na área da Saúde

0
Três cidades da região se destacam na área da Saúde

 

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, por meio da Seção de Atenção Primária em Saúde – SCAPS – realizou na quinta-feira, dia 22 de dezembro, a entrega do Selo Bronze para seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região da Comcam.

O título, que compreende uma das três etapas de certificação (bronze, prata e ouro), é uma iniciativa do Governo do Paraná às unidades de saúde que alcançam resultados satisfatórios no projeto de tutoria na atenção primária à saúde. Isso significa que os profissionais que atuam nas unidades premiadas atenderam uma série de exigências que atestam a qualidade dos serviços prestados à população nos municípios. A intenção é valorizar o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelas equipes municipais.

Foram premiadas unidades de saúde de Altamira do Paraná, Fênix, Quarto Centenário, Quinta do Sol e Terra Boa, com duas unidades. O evento foi presidido pela enfermeira chefe da SCAPS, Grace Kelly Luersen Mendes. Secretários Municipais de Saúde, prefeitos e representantes da Regional de Saúde participaram da cerimônia.

“O projeto de tutoria começou em 2011, no APSUS (Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde), com oficinas promovidas pelo Estado, investimentos, melhoria na parte de estrutura, equipamento, transporte para os municípios, entre outros”, disse Grace Kelly.

No total, são avaliados 105 itens, ligados à segurança do paciente e da equipe de profissionais da saúde, conservação de imunobiológico, controle de vacina, geladeira adequada, higienização, uso de equipamento de proteção individual, uniformes de identificação, acessibilidade e a parte de estrutura da unidade. “É uma iniciativa importante porque as duas partes ganham, a gente como profissional de saúde e a população pela garantia na qualidade do serviço prestado”, destaca ela.

Para ser declarado Selo Bronze, a unidade de saúde precisa atingir índice de 100% em cada item. “Depois do bronze vem à próxima etapa para discussão do Selo Prata, que abrange mais a organização de todo o processo dentro da unidade, e por o último, o Selo Ouro, que avalia a parte de resultados. Nós da Regional de Saúde somos as tutoras, que vamos aos municípios explicar o processo, esclarecer dúvidas sobre cada item e apoiar para que eles se organizem dentro de todo o processo.”

Da região da Comcam, participaram 18 municípios, totalizando 42 unidades de saúde concorrentes. Quem não ganhou continua no processo para tentar se adequar na busca do selo de qualidade para 2017.

O prefeito de Quinta do Sol, João Claudio Romero, esteve presente para receber o Selo Bronze ao lado de sua equipe de saúde. Ele disse que a qualidade no atendimento em saúde em sua cidade reflete na grande votação que obteve para se reeleger em Quinta do Sol. “Fui reeleito com quase 70% dos votos em Quinta do Sol e uma das prioridades no nosso primeiro mandato foi a saúde. Essa homenagem é o reconhecimento do nosso trabalho, que vai continuar no segundo mandato, sempre com responsabilidade e transparência, para que esses oitos anos de mandato entrem para a história de Quinta do Sol”, disse o prefeito. ( Inf. Tribuna do Interior)

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome