TERRA BOA É MAIS UMA VEZ CONTEMPLADA COM O PROGRAMA COMPRA DIRETA LOCAL DA AGRICULTRA FAMILIAR

0

O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com o Estado do Paraná e executado pelo Município.

Em Terra Boa, o PAA – Compra Direta é operacionalizado desde 2005 pela Secretaria Municipal de Assistência Social. São comprados itens como frutas e hortaliças, derivados do leite, carnes e produtos beneficiados (bolos, doces, biscoitos, entre outros). Os alimentos são repassados para a rede socioassistencial do Município, Asilo, APAE, Unidade de Acolhimento, Centros de Convivência de Crianças, Adolescente e Idosos, escolas e hospitais públicos entre outros. Cada agricultor pode vender o equivalente a R$ 6.500,00/ano.

Para participar do Programa de Aquisição de Alimentos, o produtor deve ser identificado como agricultor familiar. Para o agricultor participar, ele deve procurar o escritório local da Emater no município para que seja feito o cadastramento.

Em 2014, o MDSA iniciou a nova forma de operacionalização do Compra Direta com o Município de Terra Boa – o Termo de Adesão. Essa modalidade trouxe ainda mais benefícios para os agricultores e agricultoras familiares. Eles receberam um cartão do Banco do Brasil exclusivo para o recebimento da venda de sua produção, mas em contra partida a maioria dos Municípios ainda não conseguiram fazer a Adesão, devido à operacionalização do Sistema.

O PAA do Município de Terra Boa é tido como modelo referencial para todo o Estado do Paraná, pela sua efetividade, eficácia e controle social de suas ações junto ao público beneficiário e a sociedade civil organizada.

Para o agricultor familiar, o Compra Direta traz vários benefícios, como a redução do êxodo rural; oportunidades de trabalho e renda; a melhoria no poder aquisitivo da população que vive no campo; e agregação de valor aos produtos agrícolas. Para a população assistida, o programa oferece acesso à alimentação; qualidade, atendendo às exigências nutricionais; e elevação do nível nutricional de crianças e idosos, participantes dos programas governamentais.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome