Mais de 95% do rebanho da região foi vacinado contra a Febre Aftosa

0
Divulgação/ Google

O índice de animais comprovadamente vacinados durante a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa superou as expectativas na região da Comcam.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná ( ADAPAR), núcleo de Campo Mourão, 258 mil bovinos e bubalinos foram vacinados em todos os 25 municípios que abrangem a Comcam. O número representa 97% do rebanho total da região, que é de aproximadamente 265 mil cabeças.

Para alcançar a meta desejada e deixar o Paraná na classificação de zona livre sem vacinação para a enfermidade, os fiscais da Adapar fizeram o acompanhamento da vacinação nas propriedades consideradas de risco.

Aos refratários, como são chamados os criadores que não fizeram à vacinação do rebanho, os proprietários receberam um auto de infração que poderá se tornar uma multa. Caso isso aconteça, na propriedade com até 10 animais sem a vacinação, a multa é de R$ 956; a partir de 10 animais o valor é de R$ 95,60 por cabeça.

A 2ª etapa da campanha acontece do dia 1º a 30 de novembro. Diferente da primeira em que são vacinados apenas os animais com até 24 meses de idade, na segunda todo o rebanho deve ser imunizado.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome