Quinta do Sol abre nesta terça a 12º edição do Fefosol

0

A cidade de Quinta do Sol abre nesta terça-feira (1), o 12º Festival de Folclore (Fefosol). O evento, que promete agitar a cidade prossegue até a próxima sexta-feira (4). A programação será realizada no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A abertura será a partir das 19h30. De acordo com a organização, são esperados para o Fefosol grupos do Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Maranhão.

O coordenador do festival, Lucinei Carneiro, responsável pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, espera que o festival atraia um grande público de toda a região. Segundo ele, as apresentações começam todos os dias a partir das 19h30. Nesta quinta-feira, haverá também a “Tarde Escolar”, aberta para escolas de Quinta do Sol e região. “A expectativa é grande porque a cada ano buscamos melhorar tanto na questão da infraestrutura como recepção dos grupos e na qualidade das apresentações”, falou Carneiro.

Segundo o coordenador, a principal novidade deste ano é que todos os grupos recebidos pelo festival são inéditos, ou seja, nunca participaram antes do evento. “Desde 2009 recebemos grupo de outros estados, mas a cada ano sempre se repete, mas este ano são todos inéditos”, ressaltou. Conforme o professor, além da valorizar a cultura folclórica, o Fefosol visa difundir o município para o País. “Todo o festival temos feito com que o Quinta do Sol seja reconhecida nacionalmente”, afirmou, o objetivo, é fazer com que o município se torne oficialmente capital do folclore no Paraná.

Além dos anfitriões do Grupo Pôr do Sol, representando o Paraná estão os grupos maringaenses: Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt e Grupo Folclórico Os Lusíadas. O Grupo Pôr do Sol trará uma novidade este ano: uma sequência de quadrilhas nordestinas, além das tradicionais apresentações do fandango paranaense, com suas marcas e batidas de tamancos de madeira.

Do Rio Grande do Norte, estado estreante no festival, o Balé Populares Terras Potiguares da cidade Passa-e-Fica, no agreste, com suas sequências de dança, música e teatro. Outro estado que debuta no Fefosol deste ano é o de Sergipe, com o secular Grupo Parafusos, que surgiu na cidade de Lagartos em 1897 e tem sua origem baseada na tradição de que quando os escravos negros fugiam dos engenhos, se embrenhavam nas matas e passavam a viver em mocambos, e para praticar furtos vestiam anáguas até o pescoço e assustavam os moradores. Durantes anos, homens travestidos de anáguas, cara pintada de branco, com chapéu e fita vermelha saem às ruas de Lagarto e do Brasil girando e cantando ao som de um trio pé de serra.

A Paraíba e o Maranhão também retornam ao palco do festival com grupos inéditos. De São Luís do Maranhão vem o Bumba meu Boi Encanto do São Cristóvão, que trará a cultura maranhense para o festival. Com 14 anos de história, criado no Bairro São Cristóvão onde a comunidade se mantém unida na contemplação da cultura popular, o grupo traz no sangue a luta das raízes do Boi do Maranhão. E de Campina Grande, os paraibanos do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Pertence a Universidade Estadual da Paraíba. O grupo traz para o Fefosol os espetáculos “Raízes do Brasil” e “É Carnaval” além de muitos outros, com a finalidade de difundir de forma primordial a cultura brasileira, com seus costumes, danças e músicas tradicionais regionais.

Durante o festival de folclore haverá barraca com comidas típicas e a 3ª edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com exposição e venda de produtos artesanais. A entrada é gratuita. As informações são do Jornal Tribuna do Interior.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome