Rui Curi é condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Engenheiro Beltrão

0
Homenageado recebendo honraria durante sessão solene realizada, na noite da última sexta-feira foto: João Aoki/ JER

Na noite da última sexta-feira (27/04), o Poder Legislativo de Engenheiro Beltrão fez a entrega do Título de Cidadão Honorário ao cientista, doutor Rui Curi.

A sessão solene foi realizada na Loja Maçônica e contou com a presença de autoridades municipais, familiares do homenageado, convidados e membros da sociedade civil organizada.

A entrega da honraria foi proposta pela presidente da Casa de Leis, Rosália Machado, através do projeto de Lei N º 008/2017, e visou reconhecer os relevantes serviços prestados pelo doutor Rui Curi à comunidade científica nacional e internacional, dignificando o nome do município de Engenheiro Beltrão.

Na solenidade de entrega do título,  autora do projeto, vereadora Rosália se mostrou bastante emocionada e teceu vários elogios ao homenageado. Ela lembrou várias passagens de Curi no município e afirmou se tratar de um ser iluminado.

Rui Curi, em uso da palavra, agradeceu a homenagem e a entrega do Título de Cidadão Honorário. Curi sintetizou um pouco de sua história e relembrou sua chegada ao distrito de Sertãozinho, com seus saudosos pais. Ele falou da fase dos estudos e a determinação que teve até chegar ao êxito em sua profissão. Suas viagens e experiências pelo mundo científico também foram retratados no discurso, que emocionou e impressionou os presentes, que aplaudiram de pé o mais novo Cidadão Honorário de Engenheiro Beltrão.

foto: João Aoki/JER

HOMENAGEADO

Nascido em Nova Esperança (PR), Rui Curi tem 59 anos. Filho de Abrão Curi e Ana Zenir Salamoni Curi. Tem três irmãos: Rubens, Raul e Roberto Curi. É casado com Tânia Cristina Pithon Curi e tem duas filhas: Ana Cristina Pithon Curi e Amanda Pithon Curi.

Aos seis anos de idade, iniciou os estudos na Casa Escolar Aldevino Santiago, hoje Escola Municipal Sebastião Viana, em Sertãozinho. Aos 10 anos, ingressou no Ginásio Estadual Arthur Ramos de Engenheiro Beltrão.  Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal em Maringá. Em 1977, ingressou no Curso de Farmácia-Bioquímica na Universidade Estadual de Maringá e concluiu em 1980, recebendo a Láurea Acadêmica por ter obtido nota nove em mais de 2/3 das disciplinas. Obteve o título de mestre (1981-1982) e de doutor (1982-1984) no Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). No mesmo Departamento, obteve o título de Livre Docente em 1993 e de Professor Titular em 1998.

Realizou pós-doutorado no Departamento de Bioquímica na Universidade de Oxford (1985-1987). Foi Professor visitante na Universidade Livre de Bruxelas (1988), Uniformed Services University of the Health Sciences (USUHS) e National Institute of Health (NIH), em Bethesda – EUA (1990).

Foi docente do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP de março de 1983 a dezembro de 2016. Orientou mais de 70 mestres, doutores e pós doutores e publicou mais de 500 artigos em revistas científicas no exterior. Editou 6 livros sendo que um deles é utilizado no ensino de Fisiologia para todos os cursos de graduação na área da saúde. Foi quinze vezes paraninfo dos formandos do curso de Farmácia-Bioquímica da USP e Patrono uma vez. Foi homenageado 4 vezes pelos formandos da mesma Faculdade e uma vez da Faculdade de Enfermagem da USP.

Também foi docente do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP de março de 1983 a dezembro de 2016. Foi Chefe do Departamento de Fisiologia e Biofísica (2005-2009), Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (2009-2013), assessor da Pro reitoria de Graduação da USP (2014) e Diretor Financeiro da FUVEST (2015). Foi membro de Conselhos de Avaliação da FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP.

Atualmente é professor Adjunto da Escola de Ciências Biomédicas da Universidade de Curtin, em Perth, Australia, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, Vice-Diretor do Instituto Butantan e Diretor Presidente da Fundação Butantan. É membro do Conselho Curador da FUVEST. Pesquisador nível 1A do CNPq, é membro das Academias de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e da Brasileira de Ciências (ABC).

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome