CONVERSANDO NA SEQUÊNCIA 454 l Por Júnior Garbim

0

SEMANA CORRIDA – Uma semana corrida e de muitas informações em toda nossa região. Algumas notícias até boas. Mas não faltaram também fatos que foram lamentáveis. Tragédias no trânsito e várias mortes foram contabilizadas, marcando negativamente os  últimos dias.

TRÁGICO – O fato mais grave ocorreu na rodovia PR-082, próximo à cidade de Lunardelli, e ceifou a vida de seis jovens. O acidente envolveu um caminhão baú e motocicletas. As causas do sinistro estão sendo apuradas pela polícia. A morte dos jovens, que eram de Ivaiporã, trouxe grande comoção na região do Vale do Ivaí.

OUTRO ACIDENTE – Odair Antônio Framesque, de 69 anos, morreu num grave acidente de trânsito ocorrido na noite da sexta-feira (04), na PR-082, entre Quinta do Sol e Fênix.  A vítima conduzia um automóvel GM/Corsa e acabou se envolvendo numa colisão com outros quatro veículos, entre eles dois caminhões. A equipe do Samu foi  ao local do sinistro e tentou reanimar a vítima, que acabou indo a óbito. Odair Framesque era policial militar aposentado e residia em Barbosa Ferraz.

CÂMARA – Infelizmente, mais uma vez, não pude comparecer à sessão ordinária na Câmara Municipal de Engenheiro Beltrão. Fui até convidado por alguns professores, que novamente estiveram na Casa de Leis para reivindicar os seus direitos. Pelo que fiquei sabendo, o chefe do Poder Executivo enviou um projeto de Lei que concede o reajuste salarial aos professores. O referido projeto começa a tramitar nas comissões para só depois de um parecer favorável, seguir para a aprovação em plenário.

REUNIÃO – Já na quarta-feira, os professores e membros da APP- Sindicato se reuniram com representantes da administração municipal para reivindicarem avanços para a categoria. Momentaneamente, a situação parece que terá uma definição positiva para os professores. Mas partindo da lógica de que o município está com a folha salarial no limite e que não pode mais contrair gastos, a situação se complica bastante. Claro que os professores não têm nada a ver com isso e a atual administração tem que enxugar os gastos, apertar o orçamento e pagar o que é devido e de direito da categoria. Aliás, apenas Beltrão e outros dois municípios da região, não têm pagado o piso salarial aos professores.

BOA NOTÍCIA – Na segunda-feira (7), foi assinada a ordem de serviços para a reforma do Colégio Estadual Arthur Ramos, uma das instituições de ensino mais antigas de Engenheiro Beltrão. A ordem de serviço prevê a reforma completa do telhado e da quadra coberta. Ao total, serão investidos R$ 349 mil na reforma, que será bancada com recursos do Governo Estadual. A previsão é de que, em 150 dias, as obras sejam executadas. A ordem de serviço foi assinada pela diretora Lucineide Ravazzi, em solenidade realizada no salão de eventos do colégio.

DEPUTADO PRESENTE – Como faz todos os anos, o deputado estadual, Evadro Junior (PSDB), prestigiou o tradicional almoço da APAE de Engenheiro Beltrão.O evento foi realizado no domingo (29) no salão paroquial e contou com a presença de mais de 500 convidados.O deputado Evandro Junior foi recepcionado pelo presidente da APAE, Jorge Kitayama, pelo ex-presidente Anézio Zanin e pela diretora, Leila Fureggatti.Evandro Junior citou que faz questão de participar anualmente do almoço da Apae, pois se trata de uma entidade a qual tem enorme carinho, consideração e respeito.

NA CAPITAL – O prefeito de Terra Boa, Valter Peres (PSD), esteve na capital do Estado e participou de uma audiência com a governadora Cida Borghetti. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu e foi acompanhado pelo deputado federal, Luciano Ducci (PSB). Na audiência, o prefeito Valtinho apresentou algumas demandas e projetos que já estavam protocolados em diversas secretarias estaduais e que precisavam de sua anuência para que fossem liberados.

GARANTIDO – A governadora Cida Borghetti ouviu atentamente o prefeito Valtinho e garantiu que os projetos que estão tramitando nas Secretarias Estaduais serão analisados e certamente contemplados. Cida ainda citou que a sua intenção à frente do Governo do Paraná é seguir com as importantes transformações.

REELEIÇÃO – Aliás, neste momento, a governadora segue em busca de alianças para que se mantenha no poder pelos próximos quatro anos. O desafio será árduo e a governadora terá que ter muita articulação política para obter o êxito esperado. Sem contar que, ela poderá ter como adversários, dois nomes de peso: Ratinho Junior  e Osmar Dias, que lideram respectivamente as intenções de votos nas recentes pesquisas eleitorais.

MUTIRÃO – Durante essa semana, o Poder Judiciário de Engenheiro Beltrão realizou um mutirão carcerário na cadeia pública da cidade. A ação foi conduzida pelo juiz de Direito, Dr. Sílvio Hideki Yamaguchi, e teve a parceria do DEPEN. A intenção do mutirão carcerário é de rever a situação de cada um dos 57 detentos, desafogando o setor de carceragem que está superlotado, com três vezes sua capacidade. O mutirão aconteceu, exatamente, uma semana após uma rebelião na carceragem da delegacia, ocorrida no último dia 30 de abril.

NO AR Na próxima segunda-feira, dia 14, a Rádio Panorama FM (99.9) inicia sua história na cidade de Engenheiro Beltrão. Com uma programação voltada à região, a emissora promete trazer um novo conceito em radialismo. Fica aqui, as nossas boas lembranças  dos tempos da Máster FM, que, por 11 anos, foi a líder em audiência em nossa cidade. Mais uma vez, desejo muito sucesso aos investidores da nova emissora radiofônica beltrãoense!

FINALIZANDO – Nesta semana, estive em Curitiba e participei de uma audiência com o secretário Estadual da Comunicação, Alexandre Teixeira. Fiquei contente com a receptividade do secretário, que recentemente assumiu a pasta da comunicação. Acredito que se tivesse mais tempo, com certeza, poderia fazer um exímio  trabalho.Mas, enfim, valeu pelo conhecimento e por estar próximo de pessoas que vivem e respiram a comunicação, que é o que amo fazer. Por hoje é só. Um abraço a todos! Conversamos na seqüência…

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome