Campanha de Vacinação contra a gripe já ultrapassou 70% do público-alvo em Terra Boa

0
Dia "D"de vacinação contra a gripe aconteceu no dia 12 de maio ( foto: Divulgação PMTB)

Na manhã de quinta-feira (17/05), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o 1º  Boletim Epidemiológico sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Terra Boa.

De acordo com dados oficiais do boletim, 3.786 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município. O número equivale a 73,93% da meta estipulada, que é de vacinar pelo menos 90% das pessoas que integram o público-alvo e que tem direito a dose da vacina.

Segundo a enfermeira Cassiana Renata Alves Borsato,  responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar 90% dos terraboenses que integram o público-alvo, o que corresponde a  4.609 pessoas.

“Iniciamos a campanha no dia 23 de abril e já vacinamos mais de 73% do público -alvo da campanha. Nossa meta é que 90% das pessoas que integram o grupo prioritário sejam imunizadas contra a gripe em nosso município”, reiterou a enfermeira, citando que para atingir 100% da meta é necessário vacinar 5.121 terraboenses.

Cassiana citou que as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e que as pessoas devem ter a consciência da importância de se vacinarem contra a influenza. “A campanha seguirá até o dia 1º de junho, e o objetivo é reduzir as complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelos vírus da gripe. Para isso, é necessário que todos que integram o público-alvo se apresentem em um posto de saúde para realizar a imunização”, frisou a enfermeira, lembrando que o índice de pessoas vacinadas em Terra Boa é um dos maiores registrados na 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.

foto: Divulgação PMTB

ESTADO  No Paraná, o objetivo é imunizar pelo menos 2,88 milhões de pessoas, número que equivale a 90% dos 3,2 milhões paranaenses que compõem os grupos de risco. No Estado, durante no ano de 2018 já foram registradas três mortes provenientes de pacientes que contraíram a Influenza H1N1 e quatro que contraíram a H3N2.

PÚBLICO -ALVO  Integram o grupo prioritário da campanha contra a gripe: Crianças entre 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias; Idosos acima com 60 anos ou mais; Pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, asma, bronquite e doenças degenerativas do sistema nervoso central; Gestantes, independente do mês gestacional; Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê; Profissionais de saúde da rede pública ou privada; Professores de escolas públicas ou privadas; População Indígena; População carcerária e funcionários do sistema prisional; e Adolescentes e jovens entre com 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome