CONVERSANDO NA SEQUÊNCIA l Edição N° 458 – Por Júnior Garbim

0
Evandro Junior

CÂMARA 

Ocorreu, na segunda-feira (25), a sessão ordinária do Poder Legislativo de Engenheiro Beltrão. A reunião foi marcada por um pequeno público e pela votação de vários projetos, entre eles o que prorrogou os mandatos dos diretores das escolas municipais até 31 de dezembro.

RECOMPOSIÇÃO
Além deste, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de Lei N° 015/2018, que autoriza o pagamento da recomposição salarial dos funcionários públicos em 2,94%, conforme o índice do IPCA. Como foi aprovada neste mês de junho, a recomposição só deverá ser paga no salário de julho. A notícia é boa, porém a data base para o reajuste era fevereiro. O que quer dizer que mais uma vez os servidores acabaram perdendo um pouco. A não ser, que a recomposição seja feita de forma retroativa.

RECESSO
Vários outros projetos foram votados e a sessão foi finalizada com o anúncio de que o Poder Legislativo entrará em recesso nos próximos 30 dias, a contar deste sábado, dia 30. Os trabalhos dos edis retornarão em plenário, no dia 06 de agosto.

ADIANTAMENTO
Enquanto em Beltrão estão aprovando a recomposição salarial, em Terra Boa , a Prefeitura já anunciou o pagamento adiantado da metade do 13º salário. Os 616 servidores municipais do quadro efetivo terão creditadas em suas contas neste sábado, a 1ª parcela do 13º – mais o salário de junho. Além deles, 181 servidores inativos e pensionistas também serão beneficiados com o adiantamento.

INJETANDO
No total, será injetado na economia da cidade o montante de R$ 2.662.000,32. Parte deste dinheiro deve ser gasto no comércio terraboense e ajudará a aquecer as vendas, dando um novo fôlego às empresas num período de recessão. E o reajuste salarial dos funcionários? Esse já havia sido dado pela Administração Municipal no início do ano, conforme prevê a lei.

FILA ZERO
A Prefeitura de Terra Boa fez a contratação de 28 novos profissionais para atender a área educacional do município. Além de professores, foram contratados estagiários, zeladores e cuidadores, que estarão dando atenção especial a educação infantil. O investimento visa atender à crescente demanda de novas vagas para as creches. Ao todo, foram abertas 170 vagas, zerando a fila de espera. De 2013 para 2018, o número de vaga no município quase duplicou, tendo um salto de 510 para mais de 900 crianças atendidas.

BUSÃO NOVO
O prefeito João Claudio Romero e o secretário municipal de Saúde, Lucas Florêncio de Almeida, estiveram em Curitiba, nesta semana, para um encontro com a governadora Cida Borghetti e a deputada estadual, Maria Victória. Durante a visita, o Governo do Paraná liberou R$ 450 mil em recursos para Quinta do Sol. O dinheiro será investido na aquisição de um ônibus OKM para o transporte dos pacientes do município.

MAIS CONQUISTAS
Aliás, conversei com o prefeito João Claudio e muitas conquistas ainda deverão ser entregues à população quintassolense. São recursos já garantidos e que chegarão ao município ainda este ano. Só para antecipar, os acadêmicos do município terão uma bela surpresa nos próximos dias. Garanto que tem muita gente por aí, vai se coçar bastante! Rsss…

NOVO ACESSO
Uma excelente notícia vem “das bandas” da prefeitura de nossa cidade. O Governo Municipal está realizando obras de infraestrutura no Parque Industrial que vão viabilizar o acesso à cidade pelas margens do Clube 21, e ainda reorganizar o espaço para novos lotes que serão disponibilizados a empresas que queiram investir em Engenheiro Beltrão.A reabertura da Rua Santa Catarina ao lado do Clube 21 vai facilitar o acesso à cidade pelo Parque Industrial.

EXCELENTE
A ideia da reabertura da via é excelente e ajudará muito os empresários que têm empresas instaladas no local. Sem contar, que facilitará para todos. Agora, basta também pavimentar a via por completo, pois a Rua Santa Catarina está praticamente intransitável. Tenho que parabenizar a atual administração por essa iniciativa!

MEU CAMPINHO
A Prefeitura também iniciou as obras de construção da quadra poliesportiva, que será instalada no Conjunto Castelo Branco. A quadra faz parte do Programa “Meu Campinho”, do Governo do Estado, e foi conquistada por intermédio da administração municipal junto a Secretaria Estadual de Esportes.

VAI MAL
O mês de maio foi o pior do ano, no quesito da geração de empregos para o município de Engenheiro Beltrão. A cidade fechou o mês com a perda de 21 postos de trabalho. No total, foram registradas 11 admissões contra 32 demissões. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, Engenheiro Beltrão também computa saldo negativo de – 04. Foram 245 admissões contra 249 demissões.

INEFICIENTE
Após 18 meses de mandato, a administração do prefeito Rogério Riguetti (PMDB) demonstra ineficiência na política da geração de empregos, na busca de novas empresas que queiram se instalar e investir em Engenheiro Beltrão. Se os índices negativos prosseguirem, dificilmente, a atual administração conseguirá cumprir uma das suas principais promessas de campanha e fechará mais um ano, com déficit no quesito de postos de trabalhos, provocando a continuidade da evasão populacional para outras da região.

FINALIZANDO
Devagarzinho as coisas vão se ajeitando e o barco vai seguindo seu curso normal. Mesmo em meio a tantas dificuldades vivenciadas nos últimos meses, a expectativa de dias melhores nos motiva a continuar trabalhando e levando o que sabemos fazer de melhor para nossa população e da região. Um meio de comunicação autentico tem que ter independência e retratar verdadeiramente a realidade dos fatos. Se agrada a todos? Jamais! Mas quem foi que disse que queremos? Por hoje é só! Um abraço a todos. Conversamos na sequência…

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome