Gás de cozinha fica 4,4% mais caro a partir de hoje

0
Preço do botijão terá elevação de 4,4% ( foto: Divulgação/Google)
Evandro Junior
A Petrobras anunciou ontem (4) reajuste de 4,4% no preço do gás de cozinha vendido em botijões de 13  quilos, mais usado por consumidores residenciais.
Segundo a estatal, o aumento reflete a desvalorização do real frente ao dólar, que acumula 16% nos últimos três meses, e a elevação das cotações internacionais de 22% no mesmo período.
O gás vendido em botijões de 13 quilos é reajustado a casa três meses, segundo política iniciada em janeiro com o objetivo de tentar suavizar o repasse ao consumidor das variações das cotações internacionais.
Os novos preços entram em vigor nesta quinta (5). Foi o primeiro aumento desde que a periodicidade trimestral de reajustes foi implantada —em janeiro, houve queda de 5% e em abril, de 4,4%.
De acordo com a Petrobras, após o aumento desta quinta, o preço do gás ficará ainda 5,2% inferior ao praticado em dezembro.
A alta no preço do gás em 2017 levou cerca de 1,2 milhão de residências brasileiras a adotar combustíveis alternativos como a lenha e o carvão para cozinhar alimentos, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE em abril.
O aumento incide sobre o preço de refinaria, que passará a ser, em média, R$ 23,10. O preço pago pelo consumidor inclui ainda impostos e margens de lucro de revenda e distribuição.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome