População do Paraná deve diminuir a partir de 2047, diz IBGE

0
A população do Paraná vai ultrapassar, pela primeira vez, a do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (10), os dois Estados terão, por volta das 6 horas, uma população igual - de 11.331.597 pessoas – e, minutos depois, o número de paranaenses vai passar o dos gaúchos. O cálculo foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: Arquivo ANPr

DO G1 PARANÁ

A população do Paraná deve crescer até o ano de 2047 e, a partir daí, começar a diminuir, segundo projeção divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Atualmente, a população do estado é de mais de 11,3 milhões de habitantes.

Segundo a projeção, o estado deve alcançar 12,5 milhões de habitantes em 2047, e o número deve cair para 12,3 milhões de paranaenses até 2060.

Os números fazem parte da revisão 2018 da Projeção da População do Brasil, que detalha a dinâmica de crescimento da população, acompanhando variáveis como fecundidade, mortalidade e migrações.

Segundo o IBGE, a diminuição ocorrerá por fluxos migratórios negativos, ou seja, maior saída do que ingresso de habitantes, e a diminuição da taxa de fecundidade.

Expectativa de vida

De acordo com a projeção do IBGE, até 2060, as mulheres paranaenses devem ter a segunda maior expectativa de vida ao nascer, com 87 anos. O estado com a maior expectativa de vida feminina será Santa Catarina, com 87,6 anos, conforme a publicação.

Entre os homens paranaenses, a expectativa de vida também tende a aumentar, conforme a projeção. Em 2060, a estimativa é de que eles vivam até, em média, 80 anos. Atualmente, a expectativa de vida dos homens no Paraná é de 74,2 anos.

Mais idosos do que crianças

Em 2036, de acordo com o estudo, o número de pessoas com mais de 65 anos deve ultrapassar a taxa da população com menos de 15 anos. No Brasil, a expectativa é que isso ocorra em 2039.

Taxa de fecundidade

O levantamento do IBGE mostra que, atualmente, o Paraná possui taxa de fecundidade acima da média nacional, com média de 1,8 filho por mulher. No Brasil, e taxa de fecundidade atual é de 1,77 filho por mulher.

A projeção é de que, em 2060, a taxa de fecundidade caia para 1,68 filho por mulher paranaense. A projeção acompanha a queda nacional, que deve chegar a 1,66.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome