Grupo Pôr do Sol conquistou o público em turnê pela Europa

0

O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol retornou ao Brasil com a bagagem cheia de saudade, carinho e reconhecimento pelo importante trabalho de pesquisa folclórica que realiza. O sucesso nos palcos da República Tcheca e da Polônia é mais uma conquista para o grupo que leva o nome de Quinta do Sol para os quatro cantos do mundo.

A primeira parada do Grupo Pôr do Sol foi a cidade de Cerveny Kostelec, situada no norte da República Tcheca, distante 160km de Praga, a capital tcheca. De 15 a 19 de agosto aconteceu o IFF Mezinárodní Folklorní Festival e, além do grupo quintassolense que representou o Brasil e cinco grupos tchecos, contou com

 

a participação de grupos da Itália, Espanha, Rússia, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Quirguistão e Hungria. Na cerimônia de encerramento, o grupo quintassolense recebeu o “Director Prize”, premiação de melhor grupo concedido pela direção do festival.

 

 

De 21 a 27 de agosto, o Grupo Pôr do Sol se fez presente no International Folklore Vistula Festival na cidade Plock, na Polônia. Situada na região central, a cidade de Plock tem 126 mil habitantes e foi capital da Polônia no século XII, sendo uma das cidades mais antigas e importantes do país. O Festival da cidade de Plock teve a presença de grupos da África do Sul, Ucrânia, Polônia e Hungria. Além disso, fez uma participação no Festival Internacional de Folclore “World Wide” em Puławy.

Esta foi a segunda vez que o Grupo Pôr do Sol faz uma turnê na Europa, anteriormente já esteve presente em festivais na Bélgica e França. De acordo com o coordenador do grupo, Lucinei Carneiro, tem sido uma experiência importante essa projeção internacional do grupo, pois reflete também no Festival de Quinta do Sol, que neste ano, pela primeira vez, recebeu artistas estrangeiros vindos do México.

De volta ao Brasil, o Grupo Parafolclórico Pôr do Sol segue sua agenda do Prêmio Arte Paraná com o espetáculo “Brasil de Todas as Danças”. Na sexta-feira, 14 de setembro, apresentação em Tuneiras do Oeste. E no sábado, 15, apresentação no Ginásio de Esportes Arnaldo Zampieri em Terra Boa, a partir das 20 horas.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome