Procon de CM orienta pesquisa para evitar “pegadinha” na Black Friday

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foto: Divulgação/Tribuna do Interior

Por Walter Pereira

Às vésperas da campanha de superdescontos “Black Friday”, que acontece nesta sexta-feira (23), o Procon de Campo Mourão orienta o consumidor para que fique atento para que as compras não se tornem um transtorno. Os cuidados devem ser tomados tanto para transações em lojas virtuais como físicas. No município e região, o comércio poderá funcionar em horário especial – das 9 às 22 horas – para fomentar as vendas da campanha. A abertura está autorizada em acordo firmado entre o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindecam).

Durante a “Black Friday” várias lojas anunciam significativos descontos em seus produtos que podem chegar até 70%. Uma das principais orientações da chefe do Procon de Campo Mourão, Jurema Portes, é que os consumidores procurem fazer uma pesquisa antecipada para evitar a compra de itens com reduções falsas de preço, bem como cair em fraudes, principalmente na internet.

“É bom ficar atento porque em edições anteriores foram registrados em todo o país problemas como maquiagem de preços, demora na entrega e até mesmo produtos não entregues”, alertou Jurema, ao justificar que nas edições anteriores do evento houve casos de empresas que aumentaram o valor dos produtos dias antes para reduzir no dia da “Black Friday”. “Resta ao cliente monitorar os preços, pesquisando antecipadamente, a fim de ter certeza de que o desconto oferecido é real”, ressalta.

Outra orientação é que o consumidor guarde anúncios e realize “prints” da publicidade realizada antes e durante a promoção. “É muito importante que o consumidor faça sua pesquisa de preços em sites de busca e redes sociais, observando sempre se o site possui endereço físico, telefone para contato e canais on-line para desistência e devolução do produto”, comentou.

Em caso de lojas físicas, Jurema afirma também que, caso o consumidor se depare com falsa oferta, ou seja, o preço praticado pelo lojista seja maior que antes do período da “Black Friday”, o Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento forçado da oferta de menor valor ou a restituição em dobro se já tiver ocorrido o pagamento.

A coordenadora do Procon comentou que o consumidor também precisa verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. Além disso, o contrato deve ser disponibilizado antes da compra e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.

Jurema lembra que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido. Segundo ela, o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

“O mais preocupante são as compras pela internet. Para este tipo de compra a pessoa tem que estar bem atenta às regras. Nas compras online é superimportante que o consumidor pesquise sites confiáveis. Para isso há ferramentas de pesquisas na internet”, disse. Segundo Jurema, um dos maiores problemas nas compras online é que muitos consumidores não procuram saber da credibilidade dos sites de vendas. “Depois faz o pagamento, não recebe a compra e sequer tem qualquer informação do vendedor, o que dificulta as ações posteriores”, frisou.

A coordenadora do Procon orientou ainda que as pessoas evitam comprar por impulso. “Antes da compra é preciso você se perguntar se realmente precisa daquilo e se este é o melhor momento para a compra. Pesquisem, se informem daquilo que está comprando para não se arrepender depois. Espero que todos comprem conscientes e que sejam felizes com a aquisição feita”, acrescentou Jurema. Inf. Tribuna do Interior

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