TCE REAVALIA PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA DE 40 MUNICÍPIOS E QUINTA DO SOL FICA NA 3ª COLOCAÇÃO

0

Após readequações promovidas em seu site oficial na internet, a Prefeitura Municipal de Quinta do Sol elevou substancialmente seu Índice de Transparência de Administração Pública (ITP), conforme a reanálise feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

Conforme material publicado pelo TCE, entre os 40 municípios que tiveram seus portais reanalisados, Quinta do Sol obteve a nota 63,31% e agora ficou na 3ª colocação, atrás somente das cidades de Guaíra e Sertaneja.

Em relação a avaliação anterior, Quinta do Sol praticamente dobrou a nota, subindo de 36,23% para os atuais 63,31%. A nota também fez com que o município elevasse significadamente sua colocação geral no ranking original, que engloba os 399 municípios paranaenses.

“Esses novos dados evidenciam o importante papel desempenhado pelo ITP para incentivar as prefeituras paranaenses a atenderem de forma efetiva o princípio constitucional da transparência pública”, destacou o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

Em nota oficial, a Administração de Quinta do Sol cita que todas as readequações solicitadas pelo TCE estão sendo atendidas, com a evidente intenção de dar transparência a todos os atos da prefeitura. “Estamos atendendo os critérios exigidos pelo Tribunal de Contas e deixaremos nosso site com máxima transparência possível. Essa reavaliação mostra que já avançamos e que não temos nada a esconder no que diz respeito a nossa gestão e a boa versão do dinheiro público”, esclareceu o prefeito João Cláudio Romero.

CRITÉRIOS – A avaliação dos portais levou em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade. Os quesitos adotados atenderam ao disposto na Resolução nº 9/2018 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), indo além desta norma, com alguns itens conferidos exclusivamente pelo TCE-PR.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome