Da Assessoria – ALEP
A audiência pública desta terça-feira, 15, no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio da Assembleia Legislativa do Paraná, debateu ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa acontece todo ano desde a década de 90 promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O evento teve como tema deste ano “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama” e foi uma promoção da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher e apoio do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa. Participaram médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias.
Na abertura da audiência pública, alunas da Companhia de Dança Barak de Curitiba apresentaram uma coreografia com o tema: “ Mulher” e foi exibido o vídeo com a história e resultados dos 13 anos da Lei nº 16.935/2011 de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) que estabeleceu a Campanha Outubro Rosa como Lei no estado do Paraná.
A presidente da Comissão de Defesa dos direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) ressaltou que “a Campanha do Outubro Rosa existe em respeito às mulheres e nós, parlamentares, temos que ser a voz da população feminina em todos os aspectos. Existia o tabu que as mulheres não gostavam de fazer o autoexame, mas isso vem mudando com a Lei. A prevenção é o melhor remédio, por isso reunimos médicos e especialistas hoje, para desmistificar ainda mais isso. É uma doença grave e silenciosa e o nosso objetivo é chegar até essas mulheres e dizer: previna-se”.
A líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura Familiar, deputada Luciana Rafagnin (PT), participou da audiência pública e ratificou a importância do diagnóstico precoce par salvar vidas. “Nós sabemos que o diagnóstico precoce propicia uma cura de mais de 90% dos casos de câncer de mama. Então, é importante que todas as pessoas, homens ou mulheres, a gente fala mais da mulher que sabemos que o índice é maior façam o autoexame”.
Participantes – A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do estado do Paraná, Leandre Dal Ponte, disse que desde que veio a Curitiba, há 25 anos, acompanha pacientes que chegam do interior para se tratar na capital. “São pessoas que trazem uma vivência de muitos momentos dolorosos, pessoas que infelizmente perdem a vida. E com esse testemunho quero saudar os profissionais da saúde. Porque são graças a vocês que trabalham, que se empenham, que hoje temos muitos avanços na área da saúde”, disse ela.
Uma das convidadas para a audiência pública foi a médica cirurgiã oncológica que atua no Grupo Oncoclínicas e no Hospital São Vicente, doutora Priscila Nunes Silva Morosini que também reforçou a importância do autoexame. “A Campanha Outubro Rosa é extremamente especial. Eu sempre falo que acabar com a desinformação atrelada ao resumo de rastreio, ao tratamento, vai permitir que cada vez menos a gente fale de câncer, e cada vez mais falemos de vida, de diagnóstico precoce, de taxa de cura”, completa.