Do G1 Paraná
O Paraná chegou a 65 mortes por gripe em 2018, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (25). Em uma semana, foram cinco novos casos de mortes confirmadas.
Segundo o boletim, as cidades que registraram os novos casos foram Curitiba e Maringá, no norte do estado, com duas mortes cada, e Iporã, no noroeste do Paraná, com a primeira confirmação de morte por gripe no município neste ano.
De acordo com o levantamento da Sesa, as cidades com o maior número de mortes por gripe registradas neste ano, são:
- Curitiba: 12 mortes
- Londrina: 7 mortes
- Foz do Iguaçu: 5 mortes
- Maringá: 5 mortes
- Guarapuava: 3 mortes
Ainda conforme o boletim, 78,5% das pessoas que morreram por gripe neste ano apresentaram ao menos um fator de risco para complicação e 23,1% haviam sido vacinadas. Os principais fatores foram idade igual ou superior a 60 anos, doença cardiovascular crônica e pneumopatias crônicas.
O boletim também indica que 75,4% das mortes no estado foram de homens. Até esta quarta, segundo o boletim, 42 gestantes tiveram gripe confirmada – e nenhuma morreu.
Casos de gripe
O número de casos de gripe confirmados no Paraná também aumentou em uma semana, de 432 para 477 novos pacientes. Conforme o boletim, apenas a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, no noroeste do estado, ainda não teve confirmação de casos de gripe.