Já está em funcionamento em Engenheiro Beltrão a unidade de transbordo de todo lixo orgânico (doméstico) produzido na cidade e distritos.
Com a implantação do sistema, na antiga granja, onde também abriga o barracão de coleta seletiva, os resíduos coletados na cidade são levados até a unidade pelo caminhão compactador e despejados em duas caçambas basculantes.

A cada dois dias, uma empresa de Londrina faz o recolhimento levando os resíduos para a destinação final. A desativação dos lixões a céu aberto, foi determinada pela Lei, em 2020, no Congresso Nacional.
Ou seja, todos os municípios brasileiros são obrigados a alterar o plano de destinação do lixo doméstico, eliminando o sistema de lixões a céu aberto.
A gestão municipal de Engenheiro Beltrão, atendendo a determinação dos órgãos competentes, construiu uma área bem adequada para facilitar a chegada e saída dos caminhões com o lixo. Nos próximos dias será feita a cobertura do local.

O investimento total foi de aproximadamente R$ 175 mil. O prefeito Júnior Garbim esteve visitando o local na tarde de ontem e relatou que a partir de agora todo lixo doméstico produzido em Beltrão será levado para Londrina, para a correta destinação, como exige a lei.
“A partir de agora todo lixo doméstico produzido em Engenheiro Beltrão será levado para essa área de transbordo e depois transportado para Londrina, pela empresa vencedora da licitação. Estamos nos adequando à lei, que é federal, ou seja, todos os municípios brasileiros são obrigados a acabar com os lixões e construir uma área que atenda as exigências dos órgãos competentes, no nosso caso o Instituto Água e Terra (IAT)”, explicou o prefeito.