Maio Amarelo: Estado mira redução da velocidade para diminuir acidentes de trânsito

0
Vice-governador Darci Piana lançou nesta segunda-feira (5) as ações do Maio Amarelo 2025, cuja campanha deste ano do Estado e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) traz o tema “No seu caminho, pode ter uma vida” - Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

Agência Estadual de Notícias

O vice-governador Darci Piana abriu nesta segunda-feira (5) as ações do Maio Amarelo 2025, ação que mobiliza o País em prol da segurança no trânsito. A campanha deste ano do Governo do Estado e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) traz o tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, que tem como foco mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade.

O assunto dialoga com o tema da campanha nacional, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran): “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Além do vídeo, spots de rádios e materiais digitais para alertar sobre um dos problemas que mais causam acidentes de trânsito, outras ações estão previstas para o mês, como o lançamento da consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para o Estado do Paraná (Petrans).

Na abertura da campanha, também foram assinadas as ordens de serviço para a implantação de projetos de sinalização viária em 55 municípios. “Estamos investindo um recurso alto para evitar os acidentes, que têm causado grandes aborrecimentos nas famílias e trazem um grande problema para o Estado”, disse Piana.

O vice-governador também destacou a importância de um trabalho conjunto para diminuir a violência no trânsito. “Estamos ajudando os municípios a fazerem a sua parte e convocando a iniciativa privada e as entidades da sociedade civil organizada para nos ajudar e fazer com que essas mortes no trânsito diminuam no nosso Estado”, afirmou.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou que a mobilização é necessária para conscientizar não apenas motoristas, mas também pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a atenção no trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento de sensibilização de toda a sociedade, reunindo o poder público e a iniciativa privada em torno da causa de segurança no trânsito”, afirmou.

MAIO AMARELO – O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014, como forma de promover a segurança no trânsito. Através de parcerias entre o poder público, iniciativa privada e o engajamento da sociedade civil, a iniciativa busca disseminar a mensagem sobre a responsabilidade de todos para a redução de mortes e acidentes nas ruas e rodovias do país.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Assim como placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente, a cor amarela do semáforo é reconhecida como sinal de atenção em todo o mundo.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome