O paratleta de natação de Engenheiro Beltrão, Rafael Borges Lima, 14 anos, estudante do Colégio Estadual Arthur Ramos, iniciou o ano de 2025 motivado e com ritmo forte de preparação para as mais diversas competições que terá pela frente na temporada.
O ano de 2024 não foi fácil para Lima. Após sofrer uma grave fratura no fêmur (em dois lugares e na bacia), em maio, ele precisou ser afastado das piscinas durante toda a temporada que iniciava em julho.
Entre cirurgia e a plena recuperação, foram cinco meses acamado, retornando para os treinos apenas no fim do ano. Agora, já recuperado, o paratleta não quer perder tempo. Tem intensificado os treinamentos, duas vezes por semana, em Maringá, com sua equipe Acqua Vida e Esportes de Maringá.
A preparação, nos demais dias da semana, acontece em Engenheiro Beltrão. A primeira competição do ano será em abril, em Florianópolis (SC), no Meeting Loterias Caixa de Paranatação, onde Rafael estará representando a equipe Sport +, do Rio Grande do Sul (RS).
Agora com 14 anos, o beltrãoense terá mais competições em disputa. A partir de junho, ele estará representando o Colégio Arthur Ramos e a equipe Acqua Vida de Maringá, nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs).
Até o fim do ano, várias outras competições estarão no radar do obstinado paratleta que coleciona diversas medalhas pelo estado.