Mais de 3 mil casos de conjuntivite já foram registrados na região

0
foto: Divulgação/ Google

 

A 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão divulgou na tarde dessa sexta-feira (13) um balanço preocupante: a região da Comcam está com 3.115 casos de conjuntivite. Todos os municípios estão com registros da doença. A situação mais grave foi registrada no município de Altamira do Paraná. De acordo com os dados, 10,43% da população da cidade estão com conjuntivite. São com 329 casos para 3.143 moradores.

Em seguida aparece Fênix, com 161 casos; e Terra Boa (752). Em Campo Mourão, de acordo com os números, são 460 casos. Os municípios com os menores números de casos são: Rancho Alegre D’Oeste (1); Farol (2) e Janiópolis (5).

“É um número muito alto, algumas cidades no começo de março tinham apenas dois ou três casos, mas o número tomou proporções alarmantes em muito pouco tempo”, alertou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional da Saúde, Anne Kulik.

A 11ª Regional da Saúde notificou todos os municípios em relação à obrigatoriedade do registro de casos. O procedimento passou a ser adotado pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná em decorrência do aumento de registros da doença. Com os dados, será possível identificar as cidades em situações mais críticas para as medidas a serem adotadas.

Anne explicou que a conjuntivite é uma doença que inflama da conjuntiva (membrana que reveste os olhos) e pode ter dois tipos: bacteriana e viral. A mais comum é a viral. Os sinais e sintomas são olhos avermelhados e lacrimejantes, coceira, secreção ocular, pálbebras inchadas, entre outros. Até o momento não há registro de casos graves da doença na região. ( Inf: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome