Campanha de Multivacinação começa neste sábado, mas cidades já terão ações no feriado

0
O objetivo da ação é reforçar as coberturas vacinais dos imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além de campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza), especialmente em crianças e adolescentes até 15 anos - Foto: SESA/PR

Agência Estadual de Notícias

A Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde em todo o Paraná acontece de 14 a 28 de outubro, sendo 21 o Dia D de mobilização estadual. O objetivo da ação é reforçar as coberturas vacinais dos imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além de campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza), especialmente em crianças e adolescentes até 15 anos.

Já neste feriado, considerando o Dia das Crianças, alguns municípios anteciparão a campanha, realizando ações de vacinação entre os dias 12 a 15 de outubro. Pato Branco, Santa Terezinha de Itaipu, Guaporema, Tibagi e Telêmaco Borba são algumas destas cidades. Cada cidadão pode consultar a programação junto ao seu município.

As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

A meta do Paraná é aplicar cerca de 250 mil doses de vacina em todo o Estado durante a campanha, atingindo aproximadamente 80 mil doses no Dia D – que contará com pelo menos 1,2 mil salas de vacinação abertas e mais de 12 mil profissionais de saúde envolvidos. Para reforçar e acompanhar as ações, o Governo do Estado promoverá quatro grandes eventos nos municípios sede das Macrorregiões de Saúde (Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina).

Conforme pactuado pelo Estado e municípios na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) em agosto deste ano, as secretarias municipais de Saúde serão responsáveis pelas estratégias de manutenção das salas de vacina, horário estendido e aplicação extramuros em drive-thrus, creches, escolas, universidades, asilos, empresas, clubes de serviços, terminais de ônibus, supermercados, entre outros, a depender da disponibilidade e necessidade de cada região.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome