Prefeitura de Eng. Beltrão mantém quase o dobro de investimentos na área da Saúde

0
Segundo números divulgados na última audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, a prefeitura aplica 28% da arrecadação na área da Saúde. - Foto: Divulgação

A Gestão Municipal de Engenheiro Beltrão tem priorizado os investimentos na área da saúde, garantindo um atendimento humanizado nas mais diversas especialidades. Referente aos investimentos, Engenheiro Beltrão aplica quase o dobro dos 15% que determina a Constituição Federal.

Segundo números divulgados na última audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, a prefeitura aplica 28% da arrecadação na área da Saúde. 

Durante o mês de outubro, foram muitos os atendimentos e mutirões, como forma de reduzir as filas de espera e as demanda reprimidas. A secretária de Saúde, Ana Deyse Araújo divulgou um balanço das ações realizadas durante o mês de outubro.

 Segundo ela, por meio de mutirões, foram realizados 65 colonoscopias e endoscopias; 20 cirurgias de catarata e pterígio; 65 tomografias e 30 ressonâncias, além de outros serviços.

 “Também em um sábado de outubro o Dr. Eufânio, que é urologista, esteve atendendo em Engenheiro Beltrão, onde realizou 42 consultas. Ainda em outubro, a secretaria de saúde ofereceu consultas especializadas e diversos exames, inclusive em horário especial”, disse ela, lembrando que nesse inicio de novembro serão finalizados os pedidos de óculos para vários pacientes.

 Ana Deyse explica que a Gestão Municipal tem feito investimentos muito acima do que determina a Constituição Federal na área da saúde, para que principalmente a população mais carente receba um atendimento digno. 

No entanto, ela explica que os atendimentos fora do município, depende do número de vagas disponibilizadas pela Regional de Saúde ou Ciscomcam, que atendem 25 municípios da Comcam.

“Infelizmente a demanda é grande e as vagas disponíveis são muito reduzidas. Pelo Ciscomcam, as vagas são cotizadas, ou seja, dependendo da especialidade, Engenheiro Beltrão só tem direito a quatro atendimentos ao mês. Sabemos o quanto essa espera causa sofrimento e compromete a saúde das pessoas, porém, é uma situação que não depende da nossa gestão”, lamenta a secretária.

A gestão municipal tem feito sua parte, com aquisição de veículos novos e bem equipados para o transporte seguro dos pacientes.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome