Eleição para diretores da rede municipal será nesta sexta-feira

0
Comissão responsável pelo processo eleitoral da Secretaria Municipal de Educação – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Engenheiro Beltrão realiza nesta sexta-feira (10), a eleição para escolha dos diretores das onze escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CMEIs).

As eleições serão realizadas nos próprios estabelecimentos de ensino, das 07h30 às 18h30. Podem votar professores, servidores da Educação, pais ou responsáveis. Para votar é necessário apresentar um documento com foto.

Em apenas dois CMEIs (Pequeno Príncipe e Ana Zenir) haverá disputa com duas candidaturas. Nas demais escolas foram registradas apenas uma chapa. Já na Escola Irmã Dulce, no distrito de Figueira do Oeste, não haverá eleição – nenhuma chapa foi inscrita – e a escolha/nomeação será feita pelo Poder Executivo.

Diferente de eleições anteriores, os eleitos em 2023 assumem mandato de três anos (antes eram dois). Também, pela primeira vez, o processo eleitoral acontece em todos os estabelecimentos de ensino – até então, escolas com menos de 100 alunos dispensavam eleições.

A secretária de Educação Rita de Cássia Pereira, disse que na sexta-feira, as aulas acontecem normalmente. Ela também destaca a importância da participação dos pais ou responsável no processo eleitoral.

“A eleição é um exercício de democracia na escola, onde a vontade da comunidade escolar prevalece, por isso é muito importante que os pais ou responsáveis compareçam para votar, mesmo nas escolas que possuem apenas um candidato. Por meio da eleição todos saberemos a representatividade que cada gestor terá, enquanto os pais poderão cobrar o que cada um colocou no plano de ação”, disse a secretária.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome