Com mais de 300 casos de dengue, Quinta do Sol decreta situação de emergência

0
Dos 399 municípios, 345 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e todos os municípios (399) já tiveram notificações - Foto: Divulgação

Já enfrentando uma epidemia de dengue em de Quinta do Sol, o prefeito Leonardo Romero (PSD), decretou situação de emergência por conta do avanço no número de casos positivos da doença

São mais de 300 casos confirmados para uma população de 5.001 habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE. O decreto assinado pelo prefeito tem vigência de seis meses, prevendo diversas intervenções para o enfrentamento às arboviroses no município.

Conforme o decreto, a prefeitura poderá fazer a contratação temporária de pessoal em caso de necessidade para as ações de combate ao vírus.

Ainda segundo o documento, os agentes comunitários poderão adentrar em lotes vazios ou em locais cujas residências estejam fechadas para monitoramento, tratamento e eliminação de possíveis focos de infestação de larvas do mosquito.

As ações devem ser facilitadas pela comunidade, pois se houver a necessidade da entrada forçada em domicílios particulares, a Vigilância Sanitária fará um auto de infração ao morador, acarretando em multa que pode ultrapassar R$ 1 mil, dependendo da condição do local.

A Vigilância Sanitária Epidemiológica também deverá intensificar a mobilização e organizar escalas de serviços diurnos e noturnos para combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome