O Fórum Eleitoral de Engenheiro Beltrão realiza nesta segunda e terça-feira, 23 e 24 de setembro, o processo de preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2024 na comarca de Engenheiro Beltrão.
O trabalho envolve testes de funcionamento, a identificação dos equipamentos, a carga de informações, colocação de lacres, entre outras medidas.
O processo é feito na sede do Fórum Eleitoral de Engenheiro Beltrão. Concluído o procedimento, as urnas ficam armazenadas em um local seguro de onde só sairão para serem transportadas aos locais de votação, um dia antes do pleito, que neste ano será 6 de outubro.
Para marcar o início das atividades, é realizada a cerimônia de Geração de Mídias e Carga e Lacração. Nesta segunda-feira, 23, o procedimento começa às 13h30, e na terça-feira, dia 24, a partir do meio-dia.
Partidos políticos, coligações e Ministério Público são convidados para acompanhar as atividades. Nessas mesmas datas serão preparadas também as urnas de Quinta do Sol e Fênix que também fazem parte da comarca de Engenheiro Beltrão.
Nesta etapa, as urnas serão carregadas com os sistemas oficiais e receberão as mídias que já foram geradas, ficando prontas para a eleição. A partir da lacração das urnas, os dados inseridos não podem mais ser modificados. O momento é um dos mais importantes das Eleições.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Engenheiro Beltrão, Giovani Casagrande, serão preparadas 33 urnas para Engenheiro Beltrão, 13 para Fênix e 13 para Quinta do Sol. “A nossa comarca conta 10.098 eleitores aptos a votar em Engenheiro Beltrão, 4.365 em Fênix e 3.981, em Quinta do Sol”, informou Casagrande