Morreu nesta madrugada, no hospital Santa Casa de Maringá, por problemas de saúde, o ex-prefeito de Engenheiro Beltrão, Joaquim Viana Pereira Filho, aos 94 anos. Ele administrou o município de 1969 a 1973 e também foi vereador na cidade.
Foi na gestão de Viana, que depois se tornou cartorário em Campo Mourão, que foi construído o Paço Municipal. Viana era pioneiro também em Campo Mourão, onde lançou sua autobiografia: “Joaquim Viana: Registro de uma vida autêntica”, em julho de 2015, quando comemorou seus 85 anos de vida.
Joaquim Viana foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, em maio de 2016.
O velório está acontecendo na Câmara Municipal de Engenheiro Beltrão e o sepultamento será no cemitério municipal da cidade, às 18h desta quarta-feira, 13. A prefeitura de Engenheiro Beltrão decretou luto oficial de três dias.
QUEM FOI JOAQUIM VIANA – Joaquim Viana Pereira Filho nasceu em 19 de julho de 1930, em Campo Mourão. Seu avô, Luís Pereira da Cruz, e alguns tios – como Miguel Luiz Pereira, Inácio e Ananias – desembarcaram na cidade em 1904. No total eram seis famílias.
Era o início de uma grande história e muito trabalho para o desenvolvimento de Campo Mourão. O reconhecimento veio em forma de nomes de ruas e até do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira.
Mesmo depois de adulto, dedicou-se aos estudos e no dia que completou 50 anos fez a última prova do curso de Direito, no estado de São Paulo. Casado com Olímpia – há 72 anos -, tem seis filhos, netos e bisnetos.
O título de Cidadão Honorário foi proposto, na época, pelo vereador Edilson Martins. “Além de ser um pioneiro exemplar do Município de Campo Mourão, foi um grande homem, sendo honesto, humilde, responsável e de um coração gigante”, disse o vereador.
Viana foi o último pioneiro representante da família Pereira em Campo Mourão.