Criança de 4 anos morre após contrair meningite bacteriana 

0
Foto: Foursquare
Do O Bemdito 

Um menino de 4 anos, morador em Pérola, morreu nesta terça-feira (24) após contrair meningite bacteriana. Ele estava internado em Umuarama desde o último sábado (21) e apresentava sintomas clássicos da meningite, como febre, dor de cabeça constante e rigidez na nuca, entre outros.

De acordo com Laiz Gomes, chefe da Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enquanto a criança estava internada foi coletado o líquor para análise no Lacen (Laboratório Central), em Curitiba. O resultado do exame apontará com qual dos quatro tipos de bactérias a criança foi infectada. A expectativa é de que o resultado do exame seja divulgado ainda nesta semana.

Laiz informa que foi realizado o bloqueio em Pérola e os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o menino receberam medicação preventiva.

Casos na região A Vigilância Epidemiológica da 12ª Regional já registrou 35 casos de meningite neste ano nos 21 municípios da sua área de abrangência. De acordo com Laiz, a maioria dos casos se refere a meningite do tipo viral – considerada mais comum e menor perigosa. Este é o primeiro óbito pela doença confirmado em 2018 da Regional.

Sintomas Os principais sinais e sintomas são das meningites são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

Transmissão Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente, nas infecções por enterovírus. (Com informações: Ministério da Saúde)

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome