TCE faz auditoria de rotina na Saúde em Engenheiro Beltrão

0
A atividade, promovida pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 da Corte

Fonte: TCE/PR

Dois auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizaram ontem, auditoria presencial na área da Saúde do município de Engenheiro Beltrão. A atividade, promovida pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 da Corte.

O trabalho é executado pelos servidores Luiz Henrique Luersen Júnior, da CAUD, gerente do PAF Saneamento 2023; e Talita Santos Gherardi, da Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX) – numa iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do TCE-PR a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.

Neste ano, o foco das auditorias sobre o tema é a avaliação da gestão da atenção básica em saúde, sobretudo no monitoramento da sua taxa de resolutividade e referência para a atenção secundária. A definição consta no planejamento das fiscalizações feito pela própria coordenadoria.

Conforme a unidade técnica, os trabalhos também servem para avaliar o planejamento municipal da atenção básica, os processos de trabalho e a estrutura física das unidades básicas de saúde (UBS), bem como os serviços oferecidos aos usuários.

Dessa maneira, o TCE-PR pretende auxiliar os administradores públicos na identificação dos principais problemas relativos à área em seus municípios, apresentando ainda recomendações de melhorias na gestão.

Benefícios – Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

A realização de auditorias pelo Tribunal possui ainda o potencial de aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas das prefeituras, assegurando, assim, aos cidadãos e seus representantes informações fidedignas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos entes municipais.

Desde que assumiu a administração municipal, o atual prefeito Junior Garbim, vem investindo forte na área da Saúde, com aquisição de veículos para o transporte de passageiros, equipamentos para as unidades básicas de saúde, além da contratação de profissionais médicos.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome