Católicos celebram a Paixão, morte e ressurreição de Cristo

0

A paróquia Nossa Senhora das Graças, de Engenheiro Beltrão está celebrando desde o último domingo, a Semana Santa, que iniciou Domingo de Ramos. O padre Francisco Dantas de Carvalho presidiu as celebrações na paróquia durante toda a semana e realizou confissões dos fieis.

Ontem, às 20h30, teve a celebração do Lava-Pés e seguiu noite adentro com a Vigília Eucarística. No dia de hoje, Sexta-feira Santa, a programação começou bem cedo, às 8h, com Procissão Penitencial até o Cemitério e Sermão das 7 Palavras.

Já as 15h, os católicos voltam a se reunir para celebração da Paixão de Cristo e Via Sacra nas ruas. No sábado, 8, padre Francisco preside a Missa da Vigília Pascal, às 20h30. No domingo, a Missa da Ressurreição começa às 8h.

Neste dia, Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento.

Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Para os católicos, é preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). É um dia em que as diversões devem ser suspensas, os prazeres, mesmo que legítimos, devem ser evitados.

Uma prática de piedade valiosa é meditar a dolorosa Paixão do Senhor, se possível, diante do Sacrário, na Igreja, usando a narração que os quatro evangelistas fizeram.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome