Com dedicação de 4 décadas, Anésio Zanin volta a presidir a Apae de Engenheiro Beltrão 

0
Uma de suas prioridades no retorno à presidência da Apae é continuar com as melhorias na escola, inclusive com a parte da pintura.

O agricultor Anésio Zanin, 74 anos, morador em Engenheiro Beltrão voltou a presidir a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, entidade que ele conhece como a palma de sua mão. Afinal, são 40 anos de contribuição com essa instituição que desempenha um papel fundamental para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Para se ter uma ideia, a Apae de Beltrão tem 46 anos de fundação, dos quais 40, conta com a participação do agricultor, que fala com muito carinho e respeito de sua trajetória à frente da entidade.

Presidir a Apae não é nenhuma novidade para Zanin. “Fui presidente por 26 anos da Apae e agora estou de volta, com a vontade e o desafio de fazer mais do que já fiz”, afirma ele, que tem como vice-presidente Adelia Vian, mulher que também desempenha há anos trabalho voluntário em prol da entidade.

Além de presidente, Zanin já ocupou outros cargos como tesoureiro, secretário, diretor de patrimônio, entre outros. “Na verdade, nunca parei. Vim do sítio na época, fui rotariano também em Engenheiro Beltrão e de lá passei para a Apae para continuar servindo a comunidade. É um trabalho que faço com muito amor”, diz ele.

Se hoje a Apae conta com uma boa estrutura, com apoio dos governos estadual e municipal, a situação de décadas passadas era bem diferente. Zanin lembra do tempo em que usava o próprio carro para fazer o transporte de gestantes para Campo Mourão, por exemplo.

 “A gente já fez de tudo, inclusive acompanhar nascimento de criança em que levamos a mãe para hospital de Campo Mourão com o carro próprio. Foram momentos bem mais difíceis, mas que fizemos tudo com muito amor”, recorda.

Uma de suas prioridades no retorno à presidência da Apae é continuar com as melhorias na escola, inclusive com a parte da pintura. “Já fizemos várias melhorias na escola e agora queremos concluir a parte da pintura.”

ALMOÇO

A Apae realiza uma promoção ao ano. Trata-se do Almoço da Apae, que está programado para 30 de julho. “Gostaríamos muito que a comunidade viesse conhecer o trabalho desempenhado pela Apae, pois muita gente faz críticas sem saber como é o atendimento aqui dentro. Hoje, a Apae de Engenheiro Beltrão é referência na região.

Além do trabalho pedagógico, com 74 alunos, a escola da Apae de Beltrão oferece atendimento completo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com fisioterapeuta, psicóloga, assistência social e psiquiatra.

“Agradecemos a parceria com a prefeitura. O prefeito Garbim sempre demonstrou muito carinho com a Apae, mesmo antes de ser eleito”, disse a diretora da Escola Hilda Veitas, Leila Furegatti.

Leila também agradece o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do CRAS. “Sou muito grata a eles, pois tudo o que oferecem para as escolas do município, repassam também para nossa escola”, completa Leila.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome