Afastado pela segunda vez do cargo, prefeito de Jandaia do Sul fica impedido de entrar na Prefeitura

0
O prefeito já havia sido afastado em março deste ano, junto com outros envolvidos na ação - Foto: Divulgação

A justiça determinou o afastamento pela segunda vez o prefeito de Jandaia do Sul Lauro de Souza Silva Júnior (União Brasil). Ele é acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público. Além de ficar fora do cargo por 90 dias, ele teve seus bens bloqueados e está proibido de adentrar ao prédio da Prefeitura, sob pena de multa de R$ 50 mil reais por acesso indevido.

O novo afastamento do prefeito foi determinado nessa terça-feira (18) em caráter liminar pela Juíza Letícia Lilian Kirschnick Seyr, da Vara da Fazenda Pública de Jandaia do Sul. A decisão ainda poderá ser prorrogada pelo mesmo prazo.

O afastamento também abrange o diretor de Planejamento, a coordenadora de Projetos, o secretário de Governo e o diretor administrativo da Prefeitura de Jandaia do Sul. O prefeito já havia sido afastado em março deste ano, junto com outros envolvidos na ação. Na ocasião, o Ministério Público detectou que o gestor estaria tentando esconder provas, alterando documentos no portal da transparência.

Na época, o TJPR devolveu o prefeito ao cargo após recurso. No lugar de Lauro de Souza, quem assume é o vice-prefeito, Dionísio Costa Alves.

INVESTIGAÇÃO

Na ação, os promotores explicam que o prefeito e dois diretores visitaram a sede da empresa na capital paulista antes do lançamento da licitação. O encontro aconteceu em junho de 2021, conforme o MP.

A empresa, conforme a Promotoria, foi a única concorrente e, consequentemente, vencedora do processo licitatório. Segundo o MP, o contrato, que depois foi suspenso pela Justiça, teria sido superfaturado.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome