Rede estadual de ensino retoma as aulas do segundo semestre

0
pós 15 dias de férias, os alunos retornaram às atividades para o segundo semestre de 2023. - Foto: Lucas Fermin/Seed-Pr

Começaram nesta segunda-feira (24) as aulas de cerca de um milhão de estudantes nos 2,1 mil colégios da rede estadual do Paraná. Após 15 dias de férias, os alunos retornaram às atividades para o segundo semestre de 2023.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, esteve, no início desta manhã, no Colégio Estadual Cívico-Militar Elvira Cordeiro Ribas, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, onde mais de mil alunos foram recepcionados para o retorno às aulas.

“Para o segundo semestre, o foco será intensificar os trabalhos na educação, lançando mão das ferramentas que já vêm contribuindo para um ensino ainda mais completo em toda a rede, como as plataformas de leitura – que ganharam novos livros voltados ao vestibular – e as de matemática, que somente no primeiro semestre de 2023 contabilizaram mais de 3 milhões de atividades”, disse.

SEGURANÇA – Por meio do trabalho conjunto com as forças de segurança pública, a Secretaria de Estado da Educação vem implementando uma série de ações em prol de um ambiente escolar ainda mais seguro e, no segundo semestre, o objetivo é intensificar tal planejamento.

Marcado pelas ações de treinamento, o primeiro semestre inaugurou o Curso de Capacitação em Segurança Escolar, destinado a professores e funcionários da rede. As orientações são ministradas, por meio de simulados, pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), com monitores de segurança e em conformidade com os protocolos internacionais de prevenção contra casos de violência.

Além dos treinamentos, o Governo do Estado está investindo também em novos equipamentos de segurança para as escolas da rede estadual. Mais de R$ 20 milhões já foram pagos na compra de infraestrutura de segurança para as escolas, como câmeras de monitoramento, portões e alarmes.

Outro dispositivo é o Botão de Emergência através do Registro de Classe Online (RCO), sistema já utilizado pelos docentes para controle de frequência e notas dos estudantes, além dos planos de aula. O Botão de Emergência é vinculado ao aplicativo 190 PR, da Polícia Militar e, ao ser acionado, gera um atendimento de emergência ao local solicitado.

Por fim, medidas de apoio e acolhimento em prol da saúde mental também fazem parte do plano de reforço em segurança. Mediante convênio com entidades de ensino superior do estado, o Governo vai disponibilizar 250 profissionais e bolsistas da área de Psicologia para atuarem no suporte a professores e estudantes em toda a rede, por meio da prevenção e identificação de potenciais riscos. Além destes, outros 57 assistentes sociais devem ser contratados para a mesma finalidade.

EJA EAD – Voltada aos jovens a partir de 15 anos e também adultos que não completaram o ensino regular, a Educação de Jovens Adultos (EJA) passa – a partir deste semestre – a ofertar a modalidade Ead, para os alunos impossibilitados de comparecer às aulas presencialmente. 79 escolas oferecerão o curso em modalidade híbrida – presencial e à distância – tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. As aulas a distância são assíncronas (não são transmitidas ao vivo) e disponibilizadas em ambiente virtual.

Os conteúdos abordados são os mesmos da modalidade presencial e a frequência exigida para conclusão é de dois dias por semana. As escolas nas quais a modalidade EaD está disponível estão presentes em todas as regiões do Estado e podem ser conferidas AQUI.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome