Mais de 800 pessoas participaram e aprovaram organização e atrativos da Caminhada na Natureza em Engenheiro Beltrão

0
Caminhada reuniu multidão de pessoas de pelo menos 30 cidades do Estado

Engenheiro Beltrão promoveu com grande sucesso a   8ª edição da Caminhada Internacional na Natureza na manhã desse domingo, 6. Mais de 800 pessoas oriundas de pelo menos 30 municípios participaram e teceram elogios tanto pela parte organizacional quanto aos atrativos que o trajeto ofereceu.

Os caminhantes apreciaram as paisagens e os momentos em que passaram por um trecho de mata, margeando o Rio Ivaí. Uma vista maravilhosa, incluindo belas cachoeiras, pássaros e árvores nativas.

“Foi maravilhoso. Para quem gosta de contato direto com a natureza, essa é a melhor caminhada da região”, disse Adilson Baceto, 51 anos, morador de Peabiru, e um amante de caminhadas por todo o Paraná e atém em outros estados.

Prefeito Júnior Garbin no cerimonial de abertura da caminhada ao lado de Jairo Quadros, gerente regional do IDR-Paraná

Baceto conta que costuma fazer caminhadas tradicionais em São José dos Pinhais, Mandirituba, e a maior e mais importante de todas: o Caminho da Fé, de Águas da Prata até Aparecida do Norte.

“Essa caminhada até Aparecida tem 328 km e dura de 9 a 10 dias. Só aqui em Beltrão já é a quarta vez que participo e cada vez fico mais impressionado com a organização e com esse percurso, que é maravilhoso. Parabéns a toda a equipe organizadora”, completou.

Outro apaixonado pelas caminhadas na natureza é o morador de Luiziana, João dos Santos. Aos 72 anos, ele conta que já participou de 120 caminhadas em toda a região. “Não perco nenhuma porque gosto muito de caminhar e apreciar a natureza. Aqui em Engenheiro Beltrão venho todo ano porque considero muito bonita a paisagem e o Rio Ivaí. A gente anda bastante pela mata, ambiente fresquinho e sem subida”, relata ele, que fez o percurso de 16km em 2h40min.

Caminhantes elogiaram a estrutura e os atrativos durante o percurso

Para quem aprecia as caminhadas, distância não se torna empecilho. Décio de Carvalho, 66, por exemplo, veio de Apucarana para concluir a 139ª caminhada em seu currículo. “Faço essas caminhadas na natureza há 13 anos. Participo aqui na região de Campo Mourão, Ivaiporã, além de outras, sempre com muita disposição”, comenta ele, lembrando que apenas em Engenheiro Beltrão já são cinco participações.

O evento atraiu caminhantes de mais de 30 cidades, incluindo até moradores do Paraguai. A concentração com café da manhã aconteceu às 7h no Pesqueiro 4 Lagoas, na comunidade Vai Quem Quer.

Almoço no Pesqueiro 4 Lagoas encerrou a caminhada em Beltrão

O prefeito Júnior Garbim esteve presente, deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos os visitantes, desejando uma boa caminhada. “Agradeço a participação de todos vocês que vieram apreciar as belezas naturais de Engenheiro Beltrão”, disse o prefeito.

Grupos de toda a região da Comcam e de várias partes do estado participaram, como Cascavel, Londrina, Cianorte, Apucarana, Jandaia do Sul, Curitiba, Maringá, Manoel Ribas, entre outras. A saída e chegada aconteceu no Pesqueiro 4 Lagoas, que serviu café da manhã e almoço. A Caminhada na Natureza é uma realização do governo do estado, por meio do IDR-Paraná, com apoio da prefeitura de Engenheiro Beltrão.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome