Prefeitos fazem assembleia descentralizada em Terra Boa e conhecem estrutura de novo hospital

0
Durante a assembleia, os gestores municipais discutiram várias pautas municipalistas de interesse da região - Fotos: Assessoria/Comcam

Pelo menos 11 prefeitos da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) participaram de assembleia descentralizada na manhã desta sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Terra Boa.

Os gestores foram recepcionados pelo prefeito anfitrião Edmilson Moura e a primeira-dama Rose Moura. Simultaneamente à reunião dos prefeitos, foi realizada também o encontro da Associação das Primeiras Damas (Adamas), cuja presidente é a primeira dama de Corumbataí do Sul, Andreia Palombarini.

Durante a assembleia, os gestores municipais discutiram várias pautas municipalistas de interesse da região. Na ocasião, fizeram também uma visita às estruturas do novo hospital do município em fase de conclusão. Eles ficaram impressionados coma estrutura.

A obra está localizada em uma área adquirida pelo município, na rua Natal Tortola, no Loteamento Jardim Oasis. Depois de pronto, o hospital terá 38 leitos e classificação de baixa e média complexidade. Além disso, o novo hospital também fará os atendimentos de urgência e emergência, que hoje estão concentrados no Hospital Municipal São Judas Tadeu.

As especialidades serão definidas após o credenciamento da unidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A obra de 2,4 mil metros quadrados custará R$ 6,1 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Estruturação de Unidades de Atenção Especialidade em Saúde, do Ministério da Saúde.

“Já temos o atual hospital municipal que será desativado com a transferência para a nova sede”, disse o prefeito Edmilson Moura, durante a vista dos demais gestores à unidade. “A estrutura vai trazer mais qualidade no atendimento à saúde de nossa população e da região, melhorando a vida dos moradores”, ressaltou o gestor.

Durante o encontro dos prefeitos, foi discutida também a queda na arrecadação dos municípios, que vem preocupando os gestores. Algumas prefeituras enfrentam inclusive dificuldades para honrar a folha de pagamento, por exemplo. 

Os gestores receberam também o secretário executivo da Secretaria das Cidades do Paraná, Orlando Bonete, que alertou aos prefeitos sobre a necessidade de os municípios implantarem o Conselhos das Cidades em sua estrutura.

Reuniões descentralizadas – Donato afirmou ainda que as demais reuniões da Comcam continuarão descentralizadas. A próxima será em Ubiratã, em data ainda a ser definida e na sequência em Engenheiro Beltrão.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome