Incêndio de grandes proporções atinge plantação de eucaliptos, às margens da PR-082

0
A equipe do Corpo de Bombeiros já foi acionada e o caminhão-pipa da Prefeitura de Engenheiro Beltrão está no local para ajudar a controlar as chamas

Um incêndio de grandes proporções coloca em risco os usuários da rodovia PR-082, trecho entre Engenheiro Beltrão e Terra Boa. O fogo, iniciado no início da noite desta terça-feira, 20, se alastrou rapidamente e está consumindo toda a vegetação às margens da rodovia, na área de plantação de eucaliptos da Cooperativa Coamo.

A equipe do Corpo de Bombeiros já foi acionada e o caminhão-pipa da Prefeitura de Engenheiro Beltrão está no local para ajudar a controlar as chamas.

Motoristas que utilizam o trecho devem ter muito cuidado, já que o fogo está concentrado nos dois lados da pista de rolamento. O incêndio pode ter sido criminoso.

OCORRÊNCIAS NO ESTADO – De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 702 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado desde a última sexta-feira (16).

O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Gomes, aponta que o aumento no número de incêndios tem relação com uma combinação de fatores.

“Percebemos uma redução na precipitação em todo o Estado nos últimos meses, deixando a vegetação mais seca e propensa a incêndios. Além disso, as temperaturas elevadas reduzem ainda mais a umidade, agravando a situação”, afirmou ele.

“No entanto, para o próximo final de semana, a previsão é de chuva devido à chegada de uma frente fria. Assim, espera-se que o solo fique novamente umedecido, reduzindo a ocorrência de focos de incêndio”, acrescentou o meteorologista.

PREVENÇÃO – Porém, antes da chuva, o IAT reforça o aviso de risco elevado de incêndios florestais em razão das questões climáticas. A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.

O Instituto possui duas linhas de atuação com o objetivo de combater e monitorar incêndios florestais: o Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna) e o programa de voluntariado em Unidades de Conservação (VOU), que proporciona a formação de brigadistas voluntários.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome