“Fake News” causa transtorno e polícia alerta para propagação de conteúdos inverídicos nas redes socais

0
“Compartilhamento de conteúdos falsos é tipificado como crime e pode acarretar problemas aos responsáveis pela propagação”, diz delegado

 

Várias notícias falsas que começaram a circular pelas mídias sociais, através do Facebook e Whatsapp estão dando o maior trabalho para as autoridades policiais do município de Engenheiro Beltrão.

As “fake news”, como são conhecidas, começaram a circular pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira (19) e trouxeram transtornos para os policiais civis.

Para chamar a atenção, as “fake news” trazem enunciados apelativos, com fatos irreais e geralmente trágicos que não aconteceram na cidade.

As notícias falsas causam pânico em alguns  internautas, que, por muitas vezes, leem apenas o título que vem  acompanhado de uma foto chamativa. Um dos sites utilizados para a propagação das informações inverídicas é o intitulado como: “fatosdodia.com.br”.

Em alguns casos, segundo a polícia civil, as pessoas têm ligado na delegacia e feito com que a equipe seja mobilizada para averiguar os fatos, que são falsos.

A Polícia Civil de Engenheiro Beltrão promete combater a veiculação das “fake news” e pede para que as pessoas não compartilhem esse tipo de conteúdo, que gera alertas desnecessários.

O delegado Wagner Quintão Soares adverte que o compartilhamento de conteúdos falsos é tipificado como crime e pode acarretar problemas aos responsáveis pela propagação em sua página, seja pessoal ou profissional.

Ainda segundo o delegado, o propagador pode ser indiciado no artigo 265 do Decreto Lei nº 2.848. A pena é de um ano a cinco anos de detenção e multa.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome