Região já registrou mais de 130 notificações de suspeita de dengue em 2019

0
foto: Guia Farmácia/ Google

Por Tribuna do Interior

O ano iniciou com sinal de alerta vermelho para a dengue na região de Campo Mourão. Para se ter ideia, somente nos primeiros 26 dias deste mês de janeiro, foram registradas na Comcam 134 notificações de suspeitas da doença. Os dados constam no último boletim epidemiológico sobre a situação da dengue, zika vírus, e chikungunya, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR). Apesar de a maior parte dos casos já ter sido descartada, a população deve ficar alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor destas doenças.

Vale lembrar que há mais de um ano não há casos confirmados da doença na Comcam, porém os cuidados devem ser mantidos. Na região, os municípios com notificações são: Araruna (5), Barbosa Ferraz (9); Boa Esperança (2); Campo Mourão (13); Engenheiro Beltrão (2); Goioerê (21); Janiópolis (6); Juranda (2); Mamborê (13); Moreira Sales (9); Quarto Centenário (4); Quinta do Sol (11); Rancho Alegre D’Oeste (3); Roncador (2); Terra Boa (4); e Ubiratã (28)

Do total de casos notificados, apenas 8 estão sendo investigados na região, os demais foram descartados após exames laboratoriais. As cidades com casos em investigação são: Goioerê (2), Mamborê (1); Quarto Centenário (1); Quinta do Sol (1); Rancho Alegre D’Oeste (1); Terra Boa (1); e Ubiratã (1).

Outra preocupação da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão é o alto índice de infestação do Aedes. De acordo com os Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), repassado pelos municípios à Regional, várias cidades estão enfrentando médio e alto risco de epidemia de dengue.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome