Em um mês, região confirma 72 casos de dengue

0
Nos 25 municípios da Comcam, são 5.539 casos, 1.270 a mais em relação ao boletim da semana passada. - Foto: Divulgação

Da Tribuna do Interior

Os números da dengue não param de aumentar em Campo Mourão e região. Em apenas cerca de um mês, já são 72 casos confirmados. As notificações somam 445. A situação mais grave enfrenta a cidade de Moreira Sales, que já confirmou 47 casos autóctones da doença, transmitidos no próprio município. Em Campo Mourão, de acordo com a Vigilância Sanitária, são 24 casos, sendo 20 autóctones e 4 importados. O município de Araruna também confirmou esta semana o primeiro caso de dengue do ano na cidade.

O momento requer alerta das autoridades em Saúde, já que estas cidades enfrentam alto risco de epidemia de dengue, devido ao alto índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor também da febre amarela, chicungunya, e zika vírus. Os moradores também devem fazer sua parte cuidando dos seus quintais, evitando lixos que acumulem água, coibindo a proliferação do mosquito.

Em Campo Mourão, o Comitê Gestor de Combate a Dengue pede que a população redobre seus cuidados, para a redução dos focos do mosquito. Os novos casos na cidade surgiram no Jardim Paulista e no Conjunto Cohapar. Desde a semana passada a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Endemias, vem trabalhando com a aplicação do fumacê em bairros que apresentam maior incidência de casos de dengue, como os Jardins Flora, Albuquerque, Izabel, Nossa Senhora Aparecida, Alvorada e Santa Nilce, áreas onde estavam concentrados a maioria dos casos de dengue registrados neste ano.

NOTIFICAÇÕES– Na Comcam, as cidades com notificações são Altamira do Paraná (4); Araruna (9); Barbosa Ferraz (12); Boa Esperança (5);Campina da Lagoa (12); Campo Mourão (55); Engenheiro Beltrão (4); Fênix (1); Goioerê (42); Iretama (6); Janiópolis (7); Juranda (2); Luiziana (6); Mamborê (18); Moreira Sales (163); Peabiru (4); Quarto Centenário (6); Quinta do Sol (13); Rancho Alegre d’Oeste (3); Roncador (5); Terra Boa (16); e Ubiratã (52). No entanto, grande parte dos casos suspeitos já foram descartados após exames laboratoriais.

PARANÁ – De acordo com a Sesa, em uma semana, os casos de dengue confirmados no Paraná passaram de 798 para 962. Os casos autóctones aumentaram de 740 para 896 e os importados passaram de 58 para 66. Seis municípios paranaenses estão em alerta de epidemia, quatro a mais que na última semana epidemiológica – Itambé, Moreira Sales, Rancho Alegre, Santa Mariana, Nova Londrina e Capanema.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome