Eleitores da comarca de Engenheiro Beltrão deverão fazer o recadastramento biométrico este ano

0
foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está realizando em 2019 mais uma etapa do recadastramento biométrico. De acordo com o cronograma, na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), a atualização será feita em 11 cidades, atingindo aproximadamente 103.307 mil eleitores.

Os prazos do recadastramento são definidos de acordo com cada comarca. Para a comarca de Engenheiro Beltrão, que engloba os municípios de Fênix e Quinta do Sol, o início do recadastramento está previsto para o dia 20 de maio. No entanto, os eleitores que quiserem adiantar-se, já poderão procurar o fórum eleitoral para fazer o processo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h as 19h.

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultativo (entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos que possuem título de eleitor). Quem não regularizar a situação, além de não poder votar, não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade; entre outros.

O chefe da 116ª Zona Eleitoral, Giovanni Casagrande, explica que só deve fazer o recadastramento quem ainda não fez a biometria. Segundo Casagrande, em Beltrão, aproximadamente 2.131 eleitores já têm o cadastro biométrico, cerca e 19% do eleitorado. “Estes eleitores que já fizeram o procedimento não precisam fazer novamente”, ressaltou.

Casagrande pede que os eleitores compareçam com antecedência para regularizar a situação. “Quem não providenciar a biometria terá o título cancelado”, alertou.

No total, atualmente, a comarca de Engenheiro Beltrão conta com 19.220 eleitores, sendo que destes, 10.913 são de Beltrão; 4.369 de Quinta do Sol; e 3.938 de Fênix. (Com informações do Jornal Tribuna do Interior)

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome