CONVERSANDO NA SEQUÊNCIA Nº 456 – Por Júnior Garbim

0

AULA MULTISSERIADA  Pais de alunos das escolas municipais de Figueira do Oeste e de Sertãozinho se opuseram à ideia de transformar as salas de aulas em multisseriada. A proposta apresentada pelo Governo Municipal foi rechaçada pela comunidade escolar, que não concorda com a implantação do método de ensino.

ARGUMENTO  Em reuniões realizadas em ambos os distritos, o prefeito Rogério Riguetti e a secretária de Educação, Elaine Bernardes, tentaram expor a situação e demonstrar que esse seria o caminho para não haver o fechamento das escolas. O prefeito ainda citou que a questão gira em torno dos gastos que seriam incompatíveis com a realidade econômica da prefeitura, que não teria condições de manter as escolas abertas.

SEM ACORDO  Por mais que o prefeito tentasse sensibilizar a comunidade, a maioria absoluta dos pais foi contra a proposta afirmando que seria um retrocesso para a educação. As reuniões foram marcadas por um clima de hostilidade e indignação por parte dos pais, que questionaram a todo o momento o prefeito Riguetti sobre gastos desnecessários em várias áreas administrativas e o pagamento de altos salários a funcionários que ocupam cargos em comissão.

RESPONSABILIDADE Com a resposta negativa da comunidade, Riguetti citou que buscará um entendimento com o Ministério Público, mas que estará com a consciência tranquila, já que ofereceu o que era possível por parte da prefeitura para evitar transtornos maiores. Aliás, vi alguns vídeos e tive a impressão de que o prefeito tentou repassar toda responsabilidade para o MP. Na verdade, Riguetti sabe que a decisão está em suas mãos e que o “abacaxi” será duro de descascar.

EMPREGOS Segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho, Engenheiro Beltrão fechou o 1º quadrimestre com 17 empregos positivos. De janeiro a abril, a cidade teve 234 admissões contra 217 demissões. Apesar do saldo positivo, o número é insignificante e dá uma média de quatro empregos gerados por mês. Para um município que tanto carece de oportunidades, ainda não temos o que comemorar!

2ª COLOCADA Já a cidade de Terra Boa gerou 152 novos postos de trabalho, no mesmo período. Foram 548 admissões contra 396 demissões. No ranking regional, Terra Boa ocupou a 2ª colocação geral. A cidade só perdeu para Campo Mourão, que gerou 256 postos de trabalho. Além de Terra Boa e C. Mourão, doze cidades da região fecharam o quadrimestre com saldo positivo.

NOVO FRIGORÍFICO A boa notícia essa semana vem de Quinta do Sol! o prefeito João Cláudio Romero e o vice Leandro Arruda (PTB) anunciaram a construção de um frigorífico de peixes no município. O investimento ultrapassará o montante de R$ 2 milhões, e parte deste recurso será viabilizado através do Governo do Estado, por meio do Paranacidade.

200 EMPREGOS  A expectativa, segundo os gestores, é que sejam gerados mais de 200 empregos diretos e indiretos. O início da obra ainda depende de algumas licenças que já estão sendo providenciadas junto aos órgãos competentes. A capacidade diária de abate do frigorífico poderá chegar a 10 toneladas de peixe, e para atender a alta demanda, o prefeito João Cláudio citou que pretende estabelecer parcerias com produtores das cidades de Engenheiro Beltrão, Fênix e Peabiru.
VISITAS O prefeito João Cláudio citou que o projeto da piscicultura com a instalação de um frigorífico é um sonho antigo da administração municipal e que já havia visitado vários abatedouros de peixes no Paraná, para conhecer sua funcionalidade e viabilidade para Quinta do Sol. Numa dessas visitas ao frigorífico em Terra Rica, o prefeito fez um registro fotográfico com o vice Leandro e o veterinário Leonardo Romero.

FALANDO NISSO  Falando em foto, o prefeito de Terra Boa, Valter Peres, aproveitou uma pausa em sua agenda de compromisso em Curitiba, para participar de um almoço oferecido pelo senador Álvaro Dias. O encontro suprapartidário foi realizado no Restaurante Madalosso, e contou com a presença de lideranças empresariais e políticas de todo o Paraná. O evento foi marcado pelo almoço de lançamento da pré -candidatura do senador paranaense à presidência da República.

CONQUISTA  Como programação de sua agenda, o prefeito Valtinho participou de uma audiência no Instituto Águas Paraná.Na referida reunião, Valtinho foi recebido por diretores da autarquia e conseguiu a viabilização de 1.000 tubos de concreto para serem implantados na Vila Rural ” Nova Jesuralém”. Na oportunidade, ele assinou o convênio para que o município garanta o recebimento dos artefatos.

PESQUISA IBOPE  A Rádio CBN Cascavel e o Ibope Inteligência divulgaram na última semana, uma nova pesquisa de intenção de votos para a eleição ao Governo do Estado. Entre os candidatos sondados, a governadora Cida Borghetti (PP) foi o único nome que apresentou crescimento no levantamento. Cida dobrou as intenções de votos. Saltando de 5% em abril para 10%.

EMPATADOS  O deputado Ratinho Junior (PSD), que tinha 34% das intenções de votos na pesquisa anterior, está agora com 30%, enquanto que Osmar Dias (PDT), que somava 28% das intenções, aparece com 25% no atual cenário. Os números mostram Ratinho e Osmar tecnicamente empatados no primeiro lugar, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 %. O candidato do PT, Dr. Rosinha, permanece com os mesmos 2% da pesquisa anterior.

SEM VOTAR  O levantamento aponta ainda que 26% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 8% preferem não opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 29 de maio com 1.008 votantes. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança, de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PR-07962/2018.

COLISÃO X MORTE  Uma colisão traseira vitimou fatalmente um ciclista, de 41 anos, na rodovia PR-317, nas proximidades do distrito de Sertãozinho. O sinistro ocorreu por volta das 06h da manhã desta sexta-feira (08), quando o ciclista transitava às margens da pista de rolagem e acabou sendo colhido por um caminhão, que seguia no sentido à Maringá. O choque foi tão violento que a vítima morreu na hora. O ciclista foi identificado como Mário Ribeiro de Almeida, de 40 anos, morador de Peabiru.

EXECUÇÃO  No mesmo dia, no período vespertino, dois corpos cravejados com tiros foram localizados, na área rural nas proximidades do distrito de Sussuí. Os corpos estavam em uma plantação ao lado da estrada que dá acesso ao Pesqueiro Santa Rosa e foram encontrados por um morador da região, que passava pelo local. As vítimas são dois jovens identificados como Paulo Henrique de Araújo Cabral, 23 anos, e Matheus Alves de Jesus, 22 anos. Os corpos apresentavam várias marcas de perfurações nas costas e cabeça.

FINALIZANDO  Mais uma vez faço questão de agradecer aos empresários e parceiros que continuam a acreditar em meu trabalho. Apesar de tantas correntes contrárias, existem muitas pessoas que valorizam, respeitam e sabem da importância do jornal para nossa cidade e região. Trabalhar com independência e sem amarras, tem seu preço! Mas garanto que vale cada centavo não recebido. Por hoje é só. Um abraço a todos! Conversamos na sequência…

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome