Presidente da Comcam e prefeitos conhecem plano diretor do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela

0
Vice governador em reunião sobre caminho iniciático de santiago de compostela.Fotos: Ari Dias/AEN

Assessoria Comcam

O presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, Alexandre Donato, prefeito de Corumbataí do Sul, acompanhado dos prefeitos de Barbosa Ferraz,  Edenilson Miliossi, presidente do Ciscomcam, Tauillo Tezelli (Campo Mourão) e Neno Milona (Fênix), participaram nessa quinta-feira (6), do lançamento do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela – Rota da Fé-, que fará parte do roteiro do turismo religioso.

No evento, o chanceler da Ordem de Santiago de Compostela e presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur), Alejandro Carballo, apresentou ao vice-governador Darci Piana o plano diretor da rota. Ela é a primeira fora da Espanha dentro de um formato que busca oferecer uma espécie de iniciação aos peregrinos que têm interesse em percorrer o caminho original.

O convênio para implantação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela foi assinado em dezembro do ano passado, durante o evento Governo 5.0. O trajeto de cerca de 100 quilômetros vai ligar Campo Mourão a Fênix, passando também pelos municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, com a maior parte do roteiro percorrendo áreas rurais.

O caminho paranaense é contíguo à Rota da Fé, percurso implantado pela Diocese de Campo Mourão e que já conta com 60 itinerários. Ele se estende por uma região que abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV. No local onde a rota deve terminar, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas, e a ideia agora é construir uma réplica da antiga cidade jesuíta de Vila Rica do Espírito Santo como parte do roteiro.

Na ocasião, o presidente da Comcam lembrou que o  Caminho de Compostela, na Europa, é conhecido em todo o mundo e tem uma peregrinação muito grande. Segundo ele, a implantação na região fomentará o turismo religioso. “Estamos muito felizes por este Caminho de Santigo passar por Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix. Com certeza unidos vamos juntos com o Estado e a União fazer algo bonito para receber os peregrinos na nossa região”, falou.

O Pároco da Igreja de São Pedro, em Corumbataí do Sul, padre Gianny Gracioso Bento, ressaltou que há um esforço de toda a Diocese de Campo Mourão para bem receber os romeiros da Rota da Fé e, no futuro, do Caminho Iniciático. “Estamos caminhando há algum tempo com as comunidades locais, autoridades civis e eclesiásticas para que consigamos colocar em prática esse roteiro, que vai promover a questão cultural, religiosa e econômica turismo religioso gera”, destacou.

Estrutura
No plano diretor apresentado, a Rota da Fé foi aprovada como Caminho Iniciático, mas precisa passar por algumas adaptações. A principal delas é com relação à sinalização, que deve seguir o mesmo padrão do caminho espanhol. Foram identificados 271 pontos de sinalização em todo o trajeto.

Outra necessidade é a melhoria da infraestrutura para receber os peregrinos, para oferecer a eles todas as condições de segurança e serviços básicos de hospedagem, além de outros produtos e serviços turísticos. No âmbito da governança, também será necessário criar uma entidade gestora da rota, um manual de boas práticas e o gerenciamento dos destinos. A recuperação das ruínas de Vila Rica também consta no plano.

O prazo para consolidar a rota é de três anos, mas com essas adaptações, em seis meses o Caminho Iniciático pode começar a receber os peregrinos. O plano diretor definiu quatro linhas estratégicas e 60 ações que devem ser postas em práticas pelos municípios para que esse caminho seja uma réplica do Caminho de Santiago europeu. Ele detalha tudo o que é preciso fazer para a sua implantação.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome