IDR-Paraná e Sindicato Rural realizam curso sobre Manejo Integrado de Pragas na soja em Beltrão

0
Já é a 4ª edição do curso no município, onde já foram capacitados 40 produtores e estudantes de agronomia

Foi realizado na semana passada, por meio de uma parceria entre Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e Sindicato Rural, um curso sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP-soja) em Engenheiro Beltrão. Já é a 4ª edição do curso no município, onde já foram capacitados 40 produtores e estudantes de agronomia.

A turma atual está composta de 16 pessoas. O interesse em fazer a capacitação está aumentando, o que explica a procura do curso pelos produtores. Isso mostra a importância da divulgação dos resultados obtidos no decorrer das safras e o fortalecimento do manejo integrado de pragas.

O manejo integrado de pragas da soja por meio de um conjunto de técnicas econômicas e ambientalmente sustentáveis, possibilita ao agricultor realizar o controle das pragas no momento certo, propiciando proteção adequada a lavoura, sem uso desnecessário de aplicação de inseticidas. O segredo desta boa prática agrícola consiste no monitoramento contínuo da lavoura.

O MIP-soja vem ganhando espaço cada vez maior, não somente em propriedades assistidas pelo IDR-Paraná, normalmente da agricultura familiar, mas também em médias e grandes propriedades.

A validação a campo e divulgação dos resultados positivos obtidos com esta tecnologia faz com que o produtor sinta-se mais seguro para implantar em sua propriedade. O curso teve o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Numa parceria do SENAR com o IDR-Paraná e a EMBRAPA, produtores estão sendo capacitados para utilizar de forma adequada está tecnologia, através do curso MIP-soja, que transcorre durante toda a safra.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome