Assembleia dá primeiro passo para criar o Código do Autismo no Paraná

0
O objetivo é contemplar todas as importantes ações já realizadas e também novas medidas e que possibilitarão avanços no atendimento a esse público

A Assembleia Legislativa do Paraná deu o primeiro passo para a construção do Código da Pessoa com o Espectro Autista do Paraná. Uma reunião nesta terça-feira (11), com deputados, especialistas e familiares debateu as estratégias para a consolidação de todas as legislações sobre o tema no estado, como uma contribuição robusta e efetiva para atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, como famílias e a sociedade.

O objetivo é contemplar todas as importantes ações já realizadas e também novas medidas e que possibilitarão avanços no atendimento a esse público. Para isso, a intenção é contar com a participação de especialistas, outros órgãos públicos e familiares na construção de uma política pública.

A proposição é do presidente Ademar Traiano (PSD). “É uma questão que temos de tratar com muita responsabilidade. Temos inúmeras iniciativas de parlamentares propondo leis para tratar da questão do autismo. Todos têm o objetivo único de atender ao interesse das famílias que recorrem aos deputados”, disse Traiano.

O deputado entende que ações isoladas acabam não atingindo os objetivos pretendidos. “É uma iniciativa pioneira em termos legislativos e mais uma demonstração de espírito público desta casa, trabalhando em conjunto para dar uma resposta que a sociedade espera. A unificação com a participação de todos os deputados dá condições de efetivar as políticas e ações acerca dos temas”, afirmou.

A coordenação do trabalho ficará a cargo deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome